domingo, 30 de novembro de 2014

Por que a esquerda odeia Chaves?


Pouquíssimos artistas conseguem ser tão amados e respeitados quanto o recém falecido Roberto Gómez Bolaños. Sua morte foi lamentada ao redor do mundo por pessoas das mais variadas idades, classes sociais e credos. A maior de suas criações foi o seriado “El Chavo del Ocho”, “Chaves”, no Brasil. É difícil encontrar quem não tenha se rendido ao talento daquela trupe que sabia fazer rir sem apelações. Mas há quem sinta um profundo ressentimento pelo sucesso do programa. Li alguns textos críticos ao trabalho de Bolaños, a maioria de autores marxistas inconformados pela série não seguir a linha esquerdista de enxergar o mundo. Eis algumas características do programa que os esquerdistas mais fervorosos não engolem:

O criador era conservador
O criador da série nunca escondeu suas convicções políticas. Apoiou candidatos tidos como conservadores no México, entre eles o ex-presidente Vicente Fox, cuja eleição em 2000 tirou o poder das mãos do Partido Revolucionário Institucional após 70 anos de governo. Católico, Bolanõs se uniu a grupos ligados à Igreja contra a legalização do aborto no México em 2007.

O capitalista não era malvado
Se há uma figura no seriado que pode ser associada ao sistema capitalista é o senhor Barriga. Homem bem nutrido, era o dono da vila, cobrava aluguel e tinha um padrão de vida muito superior ao de seus inquilinos. Seguindo o antigo clichê marxista, tal personagem deveria ser retratado como um tipo desalmado que oprime os mais humildes tentando saciar sua cobiça. Mas na realidade o velho Barriga era um homem de coração mole. Recebido com pancadas por Chaves quando chegava na vila, nunca levantou a mão para o garoto. Nas datas festivas trazia presentes para crianças e adultos. Numa ocasião em que todos da vila haviam viajado para o litoral, Barriga sensibilizou-se ao ver Chaves sozinho e levou-o para conhecer as praias de Acapulco. O ápice da simplicidade acontece quando o rechonchudo hospeda os inquilinos em sua própria casa quando a vila passava por reformas. Retratar um homem de negócios de forma tão humana, é algo que a turma canhota jamais perdoará.

O menino pobre preferiu o trabalho à vitimização
Todos conhecem aquela absurda teoria difundida por sociólogos de esquerda de que as pessoas cometem crimes porque são pobres. Bem, com Chaves não foi bem assim. Apesar da má sorte, o garoto sempre procurou batalhar para sobreviver. Além de frequentar a escola, Chaves vendia latas e garrafas vazias, jornais e refrescos. Um pequeno órfão que prefere empreender ao invés de roubar ou esperar por benefícios estatais, é um personagem difícil de ser digerido por um esquerdista.

Personagens não seguem a cartilha feminista
Feministas tendem a tratar as mulheres como oprimidas por uma sociedade machista e patriarcal. Para elas é inaceitável que uma mulher prefira ser uma dona-de-casa que ama seu filho ao invés de uma vadia (como elas mesmas se intitulam). Veja, por exemplo, o que a jornalista Sylvia Colombo escreveu na Folha de São Paulo sobre a série: “(...) Os roteiros eram estúpidos, os textos, fraquíssimos, as piadas, preconceituosas e machistas _basta ver como são retratadas as mulheres no programa. Temos a menina histérica de vestido curto, a mulher mandona cheia de bobs no cabelo, ou uma mais velha, que sem rodeios é chamada de “bruxa”. Sem contar o modelo masculino (seu Madruga), um sujeito folgadão, desbocado e autoritário, a homofobia implícita de seu discurso e suas atitudes. (...)”

Com base nisso, podemos analisar algumas personagens:

Dona Florinda – Dona-de-casa e viúva. Vive com o dinheiro da pensão deixada pelo falecido marido. É mãe superprotetora que adora mimar seu único filho, Quico. Apesar de não ser má pessoa, Florinda agride constantemente seu vizinho Madruga. O homem franzino recebe as bofetadas servilmente, jamais se atrevendo a levantar a mão para sua agressora. Na maioria das vezes ele apanha injustamente.

Chiquinha – Apesar da pouca idade, é uma menina muito esperta. Para obter algo que deseja, mente e manipula seu pai e amigos se for preciso. Muitas vezes se aproveita da ingenuidade de Quico e Chaves para pregar-lhes peças.

Dona Clotilde – Uma solteirona com idade avançada. Talvez por não ser muito bonita, é constantemente chamada de bruxa pelas crianças da vila (muitas feministas devem ter se identificado). É apaixonada por Madruga, mas não é correspondida. Vive só, mas nunca desiste de conquistar o homem que ama.

Bem, uma dona-de-casa e boa mãe, que não tem nada de oprimida. Uma menina que manipula as pessoas. E uma mulher chamada de bruxa que tenta conquistar um homem tido como machista. Está explicado por as feministas vão à loucura com o programa.

Os personagens reforçam a “moral burguesa”
Uma das características mais marcantes da série são os valores e princípios morais que os personagens acreditam. Seu Madruga ensina frases profundas às crianças. Entre as mais emblemáticas estão: “A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena”, “As pessoas boas devem amar seus inimigos” e “Dar acostuma as pessoas à vadiagem”. No episódio em que comemoravam o aniversário de Quico, dona Florinda ensina o filho a compartilhar suas coisas com os amigos. Após a comemoração, Chaves aparece sentado ao lado de seu Madruga dividindo os sanduíches que trouxe da festa. O velho não tendo muito o que compartilhar, divide um copo de refresco com o menino. São pequenos gestos que reforçam o senso de moralidade em quem assiste. Obviamente os relativistas não recebem esses ensinamentos muito bem.

A exaltação da fé cristã
Há momentos que deixam transparecer a religiosidade de Bolaños. Por exemplo, fica claro em alguns episódios que Chaves é um menino católico. Certa vez, depois de acertar mais uma golpe no senhor Barriga, o velho pergunta: “Quando é que eu vou chegar nessa vila sem que você me receba com pancadas?” Chaves responde: “No domingo quando eu tô na missa”. Em outra ocasião Chaves é acusado injustamente de roubo. Mais tarde, quando as coisas já estavam resolvidas, ele conta aos amigos que esteve numa igreja para se confessar com um padre.

Em alguns episódios Chaves canta canções de cunho religioso. Eis alguns trechos:

Queria ter sido um pastor
Daqueles que na noite bela
Chegaram para ver Jesus
Seguindo a luz, de uma estrela.”

E também:

“Triste de verdade
É perder uma amizade
Mas sabe na tristeza
Chame Jesus
Porque ele não deixa
Sem resposta qualquer queixa
Não há quem seja como Jesus.”

Embora existam idiotas úteis que acham possível ser cristão e esquerdista ao mesmo tempo, sabemos que partidos de esquerda pretendem erradicar a religião, que eles chamam de “ópio do povo”. Aqueles da linha gramsciana nutrem um ódio especial pela Igreja Católica, que consideram o maior dos obstáculos à revolução. Logo, esse lado cristão de Chaves não agrada àqueles que pretendem destruir o Cristianismo.

Não é politicamente-correto
Na época em que o seriado era gravado, não havia toda essa frescura politicamente-correta de hoje. Coisas que seriam imprensáveis em programas de hoje, nós vemos em Chaves. Por exemplo: o professor Girafales fumava charuto quase o tempo todo, mesmo em sala de aula. O mesmo professor flertava com a mãe de um de seus alunos. O que hoje se chama de bullying, era rotina entre os moradores da vila. Eles caçoavam do gordo dentuço, da menina baixinha, do garoto bochechudo e do menino faminto e sujo. Todos ficavam bravos mas sempre perdoavam as “ofensas”. Certa vez, seu Madruga imaginando estar sozinho, começa a imitar dona Florinda para abrandar a raiva que sentia no momento. Chaves observando a cena diz: “rebolando desse jeito nem parece homem”. Impensável hoje em dia, não é mesmo?

Como o politicamente-correto nasceu com os ideólogos esquerdistas da Escola de Frankfurt. Não seguir essa cartilha é mais uma característica da série que não agrada os “canhotos”.

Esses foram alguns pontos do trabalho de Bolaños que causam repugnância nas esquerdas. É claro que os menos ortodoxos ignoram tudo isso em nome do bom humor. O que é uma atitude muito sensata, afinal, estamos apenas tratando da obra de um grande artista. Algo que todos podem usufruir independentemente da ideologia.

Ainda há muito conteúdo que poderia ser acrescentado a este texto, mas já me prolonguei demais. Encerro agradecendo a Roberto Bolaños pelas risadas que me proporcionou. Tenho certeza que muitas gerações ainda hão de rir e se emocionar com o “moleque do oito”. Parafraseando nosso querido chavinho: Bolaños morreu mas não perdeu a vida.

Por: Alex S. Arruda






13 comentários:

  1. Percebi que o chaves cristão e contra aborto recebeu muito mais carinho e admiração sincera do que o chaves ditador da venezuela.
    Um era aproveitador político, já o outro alguém que com humor inteligente, passou também bons valores pra família e principalmente para as crianças e os jovens.´´
    O chaves político defendia assassinatos pra manter-se no poder, já o chaves humorista, defendia a vida e focava nos valores cristãos. Um amava discurso de ódio tipico de socialistas, o outro, em muitos episódios ensinava, amor, perdão, misericórdia e muitos outros bons valores ´´ A vingança nunca é plena mata a alma e a envenena´´
    Enquanto governadores e líderes de nações foram ao enterro do chaves político, no do humorista, foram os verdadeiros amigos com reais afetos e emoções sinceras.
    O chaves politico teve ao seu redor hipócritas e marketeiros, falsos carinhos e homenagem só com finalidade de cumprir agendas formais, aparecer em eventos de mídia, apenas isso. Já o humorista teve coração, afeto e tristeza, emoções verdadeiras e sinceras. A realidade revela que, bons valores, e pessoas que externam a cultura ocidental, sempre confirmará que esta cultura cristã é boa e saudável, e também, superior a dos valores hipócritas, falsos e imorais socialistas.

    ResponderExcluir
  2. Faltou citar o exemplo do Seu Madruga: devendo 14 meses de aluguel, preferiu procurar um emprego ao invés de pagar de vítima pedindo perdão pelos meses de aluguel atrasado, mesmo que isso significasse algum emprego esdrúxulo.

    ResponderExcluir
  3. Dona Florinda também tinha um restaurante, e trabalhava para se sustentar!

    ResponderExcluir
  4. Magnífico texto. Excelente. Me serviu de colírio depois de ler o lixo do texto esquerdoso e progressista da Sylvia Colombo. Engraçado que, após lê-lo e após ver certas manifestações da esquerda de reprovação ao "Chavinho", passei a ter ainda maior admiração pela grandiosa obra de Bolaños, de quem eu já era fã incondicional.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, você não viu a ressalva que eu fiz no penúltimo parágrafo? Seria bom ler o texto antes de comentar.

      Excluir
  6. eu sou de esquerda e amo chaves e não sou o unico

    http://socialistamorena.cartacapital.com.br/chaves-o-chaplin-cucaracha/

    ResponderExcluir
  7. Texto maravilhoso!! Meus parabéns :)

    ResponderExcluir
  8. Sem esquecer que o Seu Barriga um dia se sensibilizou com os problemas financeiros de Seu Madruga e Chiquinha e, ele mesmo, fez uma feira para os dois e ainda perdoou-lhes as dívidas. Vale mencionar também Chapolin que, além de sempre ensinar valores morais em seus episódios, fazia paródias com grandes clássicos da literatura, da música, do cinema e da história mundiais. Inesquecíveis episódios nos quais ele encenou Fausto e Ramon Galvez a Mefistóphiles, e onde Rubén Aguirre (Jirafales) encenou a vida de Friederich Chopin e Florinda Mezza vivenciou a sua amada Aurora. Um dos grandes especiais foi quando eles parodiaram a Romeu e Julieta. Inesquecíveis. Me marcarão para sempre.

    ResponderExcluir
  9. Muito bem, parabéns pelo texto!!! Encontrei um blog muito ruim chamado "Chaves e a Filosofia" onde o cara usa os roteiros de Chaves (ou melhor, força interpretações) para tentar defender ideias de esquerda!!! Ignorância dele, que com certeza nunca conheceu a história de Roberto Gomez Bolanos!!!

    ResponderExcluir
  10. EXCELENTE TEXTO E SÓ PARA COMPLETAR:
    1)CHAVES É O MENINO ÓRFÃO QUE PODERIA SE VITIMIZAR COMO DEFENDEM OS COMUNISTAS MAS PELO CONTRÁRIO CHAVES TRABALHA E É HONESTO E INCLUSIVE CHAVES É PERDOADOR POIS NO EPISÓDIO EM QUE CHAVES É ACUSADO INJUSTAMENTE DE TER ROUBADO COISAS NA VILA ELE DIZ AO QUICO E A CHIQUINHA QUE ELE ENTROU NUMA IGREJA E PEDIU A DEUS QUE O VERDADEIRO ASSALTANTE MUDASSE DE VIDA E FICASSE BONZINHO OU SEJA CHAVES NÃO NUTRIU SENTIMENTOS DE VINGANÇA CONTRA O VERDADEIRO LADRÃO MAS DESEJOU QUE O VERDADEIRO LADRÃO SE ARREPENDESSE DO MAL E O PESSOAL COMUNISTA ABOMINA ESSA IDEIA POIS OS COMUNISTAS ADORAM O ÓDIO E A VINGANÇA E O CHAVES É TUDO QUE A EXTREMA ESQUERDA ODEIA OU SEJA POBRE-HONESTO-TRABALHADOR-PERDOADOR ALÉM DO MAIS CHAVES SERIA ACUSADO ERRONEAMENTE DE GORDOFOBIA(AO SE REFERIR AO SENHOR BARRIGA COMO BOLA SERIA ACUSADO DE BULLYING CONTRA OS GORDOS) E MEGALOFOBIA(AO SE REFERIR AO PROFESSOR GIRAFALES COMO POSTE PARADO CHAVES SERIA ACUSADO DE BULLYING CONTRA PESSOAS DE TAMANHO ALTO)POIS CHAVES ERA UM PROGRAMA DE HUMOR E NÃO DE PRECONCEITO MAS OS DOENTES DO POLITICAMENTE CORRETO ENXERGAM DEFEITO EM TUDO
    2)DONA FLORINDA A MÃE DO QUICO É ACUSADA PELAS FEMINISTAS RADICAIS DE SER UMA VISÃO ESTEREOTIPADA DA MULHER SUBMISSA AO PATRIARCADO OPRESSOR ORA NADA MAS LONGE DA VERDADE POIS DONA FLORINDA ESTAPEIA E ESPANCA O SEU MADRUGA E SE BRINCAR O SENHOR BARRIGA E O PROFESSOR GIRAFALES TAMBÉM PODEM SEREM ESPANCADOS PELA DONA FLORINDA E ALÉM DO QUE DONA FLORINDA TRABALHA E NÃO É VITIMISTA E É HONESTA COISA QUE AS FEMINAZIS ODEIAM E ABOMINAM POIS O QUE A EXTREMA ESQUERDA ADORA É UMA MULHER REVOLTADA COM OS HOMENS E VITIMISTA E DONA FLORINDA NÃO CULPA OS HOMENS E DONA FLORINDA TRABALHA E É HONESTA APESAR DA SUA CONDIÇÃO FINANCEIRA POIS DE ACORDO COM OS COMUNISTAS OS POBRES DEVERIAM ESTAR ROUBANDO JÁ QUE SÃO VÍTIMAS DA SOCIEDADE E O QUE VEMOS NO SERIADO É TOTALMENTE O CONTRÁRIO DA IDEOLOGIA MARXISTAS POIS DONA FLORINDA É TRABALHADORA E HONESTA APESAR DE SER HUMILDE E POBRE ALÉM DO QUE DONA FLORINDA SERIA ACUSADA DE FEIOFOBIA E POBREFOBIA ERRONEAMENTE POIS A VITIMA NUMERO 1 DAS PANCADAS DA DONA FLORINDA ERA O SEU MADRUGA QUE ERA POBRE E FEIO
    3)SEU MADRUGA É POBRE MAS É TRABALHADOR E HONESTO E TAMBÉM VALE DIZER QUE O SEU MADRUGA NUNCA SERÁ O MACHO OPRESSOR AQUI POIS COM O SEU PORTE FÍSICO ESQUELÉTICO SEU MADRUGA NUNCA TERÁ CONDIÇÕES DE IMPOR MEDO EM NINGUÉM ALÉM DO QUE SEU MADRUGA FOGE AOS PADRÕES IMPOSTOS PELA EXTREMA ESQUERDA DE QUE OS POBRES DEVEM SEREM LADRÕES POR SEREM VÍTIMAS DA SOCIEDADE CAPITALISTA OPRESSORA E SEU MADRUGA SERIA ACUSADO DE CRIANÇAFOBIA POR BATER NO CHAVES QUE É UMA CRIANÇA
    4)PROFESSOR GIRAFALES TAMBÉM IRRITA E MUITO A EXTREMA ESQUERDA POIS O PROFESSOR GIRAFALES É UM INTELECTUAL NÃO MARXISTA E DE ACORDO COM A MENTALIDADE MARXISTA TODO INTELECTUAL TEM DE CONCORDAR COM A CARTILHA MARXISTA LOGO O PROFESSOR GIRAFALES PENSA FORA DA CAIXINHA MARXISTA AO NÃO SER UM INTELECTUAL MARXISTA ALÉM DO QUE GIRAFALES SERIA ACUSADO DE SER EGOCÊNTRICO E ARROGANTE POR CONTAR VANTAGENS QUANDO NÓS SABEMOS QUE NÃO TEM NADA A VER
    6)SEU BARRIGA SERIA O CAPITALISTA BONDOSO QUE ACABA COM A LENDA MARXISTA DE QUE TODO CAPITALISTA É DESALMADO E MAL
    7)CHIQUINHA SERIA POLITICAMENTE INCORRETA POIS MENTI PARA O PAI E ENGANA O QUICO E O CHAVES
    8)QUICO SERIA REPRESENTANTE DAS MINORIAS E SERIA O REPRESENTANTE DOS RETARDADOS
    MAS TIRANDO ESSES DETALHES CHAVES NÓS PASSOU LIÇÕES IMPORTANTES COMO "A VINGANÇA NUNCA É PLENA MATA A ALMA E ENVENENA","TODOS NÓS ERRAMOS E FALHAMOS E COMETEMOS ERROS","AS PESSOAS BOAS DEVEM AMAR OS SEUS INIMIGOS"E O SERIADO CHAVES ERA TUDO QUE A EXTREMA ESQUERDA ODEIA E ABOMINA CONSERVADOR E CRISTÃO

    ResponderExcluir
  11. Acho que esse texto não tem uma visão sistêmica sobre pessoas de esquerda e generaliza muitos pontos, principalmente quando se refere religião, suas avaliações são rasas. A esquerda brasileira é socialista, respeita a constituição, os poderes o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. E com relação a religião, apoiamos o estado laico.

    ResponderExcluir